Já se deu conta de que celebramos algumas datas especiais desconhecendo a sua origem?
Nos mitos sobre as origens, a figura paternal, enquanto símbolo da geração, da posse, do domínio e do valor, transfigura-se ao converter-se o seu papel de gerador de uma vida em criador de um novo nascimento, atingindo uma grandeza cultural que o eleva ao plano do etéreo.
Elmesu e a placa de argila
Curiosamente, segundo os mais antigos registos históricos, a tradição de homenagear o Pai remonta há mais de 4.000 anos, quando Nabucodonosor, Rei da Babilónia, um dos maiores impérios antigos da Mesopotâmia, recebeu do seu filho Elmesu, uma placa moldada e esculpida em argila com uma mensagem na qual desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu Pai. Supõe-se que a mensagem diria o seguinte:
“Pai tenho em ti a figura de um mentor, o teu exemplo moldou a minha personalidade e transformou-me no homem que sou hoje. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu Senhor, meu Pai.”
Outras histórias, outras origens desta celebração
São muitas as histórias ligadas à origem da celebração desta data, como a da norte- americana, Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, William Jackson Smart, quando em 1909 ao ouvir um inspirador sermão dedicado às Mães, decidiu homenagear o Pai, viúvo, como prova de agradecimento pela sua dedicação aos filhos e por ter conseguido criá-los sozinho.
No ano seguinte, Sonora Dood apresentou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, para que a data se tornasse oficial. Assim, foi comemorado o primeiro Dia do Pai em Spokane, no dia 19 de junho de 1910, data do aniversário do Pai de Sonora Dood, sendo a partir daí celebrada por todo o Estado de Washington.
A celebração oficializou-se assim em 1966, com o Presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson, difundindo-se por todo o mundo, embora só tenha sido tornado Feriado oficial em 1972, por Richard Nixon.
Dia do Pai pelo mundo
O Dia do Pai é hoje celebrado pelo mundo inteiro em diferentes datas Em Inglaterra, na Argentina e no Perú é comemorado no terceiro domingo de junho. Também no mesmo mês, o Canadá a 17, a Grécia a 21 e o Paraguai, no segundo domingo do mês, celebram este dia.
Já no Brasil e na África do Sul a celebração do Dia do Pai é feita no segundo Domingo de Agosto. No México, foi comemorado pela primeira vez em algumas escolas nos anos 50, recaindo a data no terceiro domingo de junho.
Nalguns dos países do Médio Oriente, como o Líbano, o Egipto, a Jordânia e a Síria entre outros, é celebrado a 21 de junho, dia que corresponde ao primeiro dia de Verão.
A palavra Pai e o Mandarim
Já nos países em que o Mandarim é língua oficial, é celebrado no dia 8 de agosto, oitavo dia do oitavo mês do ano. Sendo no Mandarim a pronúncia do número “8” e da palavra “agosto” muito idênticas à pronúncia da palavra “pai” foi esta simbolicamente a data escolhida pela população para celebrar este dia.
O Dia do Pai é um dos mais comemorados em todo o mundo, através de diferentes formas. Na Finlândia por exemplo, é comemorado no segundo domingo de novembro e, de acordo com a tradição, de forma lúdica os filhos escondem o presente deixando pistas aos pais para que o descubram.
Fritelle di San Giuseppe
Em Itália, celebrado a 19 de março, há a tradição no sul do país de oferecer um doce aos pais, o “Fritelle di San Giuseppe”.
Tal como em Itália, também nos países de maior tradição católica, como Portugal e Espanha, o dia 19 de março, consagrado a São José, foi a data eleita para a comemoração do Dia do Pai.
Já pensou o que vai oferecer ao seu Pai?
Variando de cultura em cultura, muitas são as tradições e formas associadas a esta celebração, desde recordar os bons momentos passados com os Pais que já não estão presentes para muitos de nós, até usar toda a imaginação e criatividade para fazer ou oferecer aquele presente único para alguém tão especial.
Feliz Dia do Pai!
Agradecimento a Amanda Montserrat Rodriguez Martinez
Artigo de Cristina Góis